Uma notícia que talvez tenha passado um pouco despercebida e que tenho de destacar pela sua importância foi o sucesso do projecto do acelerador de partículas do CERN que recriou pela primeira vez a libertação de energia (a antimatéria) que se seguiu ao inicio do Universo.
Um passo muito importante para a ciência!
Esta experiência será certamente o inicio de muitas outras que permitirão obter importantes informações sobre a matéria e a antimatéria, sobre as condições de formação dos sistemas solares após o "Big Bang", a matéria negra e energia negra (sobre as quais ainda se sabe muito pouco actualmente).
Para muitas pessoas os cientistas estão a "brincar aos deuses"... receiam que a energia produzida pelo choque de protões possa vir a ter um uso bélico e a verdade é que esta semana surgiu também a notícia que um dos físicos franceses que trabalhava no CERN foi detido e admitiu ter contactado a Al-Qaida... É uma energia demasiado poderosa para cair nas mãos erradas, quem leu o livro do Dan Brown "Anjos e Demónios", embora saiba destinguir a ficção da realidade, sabe que esta descoberta científica tal como muitas outras pode vir a ser usada para a destruição.
Mas é verdade também que o conhecimento que uma experiência desta dimensão poderá proporcionar será certamente inigualável e por outro lado num planeta como o nosso cada vez mais poluído e onde os combustíveis fósseis a este ritmo de exploração certamente desaparecerão, alternativas energéticas são certamente bem vindas...
E vocês o que pensam da antimatéria?
Sem comentários:
Enviar um comentário