sábado, 25 de dezembro de 2010

Antíteses...

Ao lado da cidade do Vaticano é comum encontrar várias pessoas sentadas ou prostradas sobre o passeio pedindo esmola. Não deixa de ser irónico que a alguns metros esteja um local com tantas riquezas acumuladas.
O centro da cristandade há muito que se afastou do discurso de Jesus Cristo... quem tenha lido o "Elogio da Loucura" de Erasmo de Roterdão, acompanhado um pouco da História da Igreja ou simplesmente visitado os museus do Vaticano, seja cristão ou não, a menos que totalmente conformista, não deixará de se perguntar como é que é possível que tamanho luxo e ostentação possam conviver com os ideais do catolicismo?
Isso sempre me fez confusão... não me pode deixar simplesmente indiferente visitar museus onde figuram centenas de pluviais de bispos e cardeais feitos dos mais ricos materiais, bordados a ouro e tingidos a púrpura ao lado de material litúrgico feito em ouro, prata e incrustações de pedras preciosas... enquanto ouço discursos simultâneos de dever cristão de ajudas aos pobres e carenciados, (que só por acaso são banidos e proibidos de entrar dentro das muralhas da cidade), ouço discursos que não são mais do que incentivos a um genocídio em  massas... como um chefe religioso chegar a um continente completamente destruído onde milhares de pessoas estão infectadas com HIV e diga que a Igreja se opõe ao uso do preservativo... (este último pequeno "recuo" peca e muito em ser tardio).
Não sei, nem compreendo que moral tem a própria Igreja para definir a moral das pessoas, mas já que ainda tem tanto poder sobres elas ao menos que deixem de lhes inflamar os ouvidos com falsos argumentos moralistas pondo em causa a saúde de milhares e milhares de pessoas...

Esta é a minha mensagem de Natal um simples apelo à reflexão!
Se quisermos tornar o mundo um local melhor, basta de indiferença e alienação ao que se passa à nossa volta! Temos de mudar mentalidades!

3 comentários:

  1. Grande mensagem que transmitis-te. É triste como há tanto luxo e tão perto, tanta pobreza e ninguem estique a mão aos mais desfavorecidos. O mundo é imperfeito e está cheio de gente egoista que só olha pros seus bolsos, começando pelos de "cima"!

    Acho fantástica a ligação da mensagem que queres passar com a fotografia...

    ResponderEliminar
  2. Este mundo é muito imperfeito como dizes e ainda por cima na maior parte das vezes as pessoas que têm o poder de alterar as coisas, não só não o fazem como não se importam... definem as políticas do alto dos cadeirais e longe da realidade. E da mesma forma as vezes as religiões em vez de ajudarem as pessoas acabam por as prejudicar...

    ResponderEliminar
  3. Quando estava em Roma e apreciava a grandiosidade de mais uma igreja e o seu interior dourado, dei por mim a perguntar-me, como era possível ter havido dinheiro para tanta opulência, a minha meia laranja esclareceu-me, durante séculos o império Romano conquistou e roubou, e durante muitos mais séculos, outro império que se diz dono da caridade, conquistou e roubou.

    A imagem é paradigmática... e a mensagem muito rela, parabéns pelo post.

    Jorge

    ResponderEliminar