quarta-feira, 16 de março de 2011

Drácula

Terminei ontem de ler o "Drácula" do Bram Stoker (1897), tinha visto o filme há vários anos atrás e como tenho sempre curiosidade de ver se as adaptações cinematográficas são bem feitas, já andava atrás do livro há um bom tempo.

Creio que Bram Stoker foi talvez o principal responsável pelo surgimento do mito do vampiro moderno, que é um dos temas que na actualidade é bastante procurado.  Nos últimos tempos têm saído inúmeros filmes, séries, documentários e livros sobre o vampirismo, mas que, na minha opinião, não são tão interessantes quanto o original...

Para criar a sua obra, Stoker, baseou-se em lendas das zonas rurais romenas, contadas entre camponeses, de geração em geração; mas também em factos históricos o que enriqueceu bastante a sua obra.

A personalidade sanguinária de Vlad Tepes, conhecido por empalar os seus inimigos e beber o seu sangue terá certamente influenciado as lendas de vampiros que ainda hoje se contam na Valáquia.

Quem se interesse por conhecer outros aspectos da sua vida, como o facto de fazer parte de uma liga para defesa dos cristãos contra os turcos, que tornou a Transilvânia num dos poucos locais capazes de resistir a fúria muçulmana, (que até tomou Constantinopla aos Bizantinos)... existem bons documentários sobre o assunto e um bom livro, que embora ficcional, conta de uma forma dinâmica e entusiasmente muitos acontecimentos históricos relacionados com Draculea: chama-se o "Historiador" de Elisabeth Kostova e faz lembrar um pouco no estilo o Código da Vinci.

Aqui podem encontrar o ebook de Bram Stoker.

8 comentários:

  1. Olá

    Não é um tema ou um tipo de literatura que me chame a atenção, no entanto queria pedir permissão para copiar este post para o Clube de leitura, (http://oprazerdeler.blogs.sapo.pt/) ..e já agora, deixar o convite à participação, já que o blog é aberto a quem quiser participar.

    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Li o livro na altura que saiu o filme, gostei dos dois, ainda tenho o livro.

    ResponderEliminar
  3. Uma história desconhecida de muitos, que recordaste bem!

    ResponderEliminar
  4. Jorge sim claro que dou autorização, mas este post nem é exactamente uma crítica literária, nem um uma sinopse do livro...
    Para participar o que é preciso fazer?

    Joaquim também gostei dos dois, geralmente acho sempre o livro melhor, mas neste caso acho que a adaptação está bem feita.

    Mfc o pessoal mais novo prefere aqueles vampiros do twilight que até andam durante o dia a passear na rua :-D

    ResponderEliminar
  5. Nunca li o livro.

    Estive passeando no blog, muitas fotos bonitas, e que me levaram por lugares que nunca fui, ou revisitei alguns. Aumentou minha saudade de Portugal.

    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  6. Para participar há que ter um perfil no SAPO.. o que é muitas vezes um problema... mas eu ofereço-me para receber os posts por mail e publicar em teu nome.

    Eu acho que este post está bom.. acrescento uma imagem da portada e já está.. mas é claro que quem tem que achar é a autora... portanto se queres acrescentar algo, o meu email é: jfreitas.soares@sapo.pt

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Paula Barros agradeço o simpático comentário e obrigada também pela visita. Portugal é também um sítio lindo, as vezes infelizmente mau tratado.

    Jorge enviei a resposta para o seu email :-)

    ResponderEliminar
  8. Já está

    http://oprazerdeler.blogs.sapo.pt/26296.html

    Obrigado

    ResponderEliminar